Graduação Tecnologia Da Informação

Graduação Tecnologia Da Informação E Outras Profissões Do Futuro

Algumas profissões como a graduação tecnologia da informação já estão mais consolidadas no mercado de trabalho para o futuro, mas é provável que nos próximos anos ainda venham grandes mudanças na oferta de graduações vinculadas com as tecnologias.

Isto está acontecendo porque vivemos em um mundo cada vez mais informatizado e a processo de educação no Brasil é mais lento do que estes avanços.

Vamos fazer um exercício, pense em períodos de cinco, dez, quinze e vinte anos quantos aparelhos não existiam ou os que existiam eram em outro formato, como as televisões, por exemplo, então acompanhar estas mudanças.

Para que respondamos estas e algumas outras questões sobre o futuro das profissões que decidi escrever este texto, aqui você vai poder ler:

  • Graduação tecnologia da informação e outros cursos para o futuro;
  • Que cursos devem chegar para suprir o mercado de trabalho?;
  • A lentidão da educação no Brasil;
  • Como se aperfeiçoar para acompanhar as mudanças.

Vamos à leitura, porque no mundo informatizado, agilidade é um dos requisitos do mercado de trabalho.

Graduação Tecnologia Da Informação

Graduação Tecnologia Da Informação E Outros Cursos Para O Futuro

Na formação tradicional e já existente da educação no Brasil, há baixa oferta de cursos de graduação que podemos tratar como profissões do futuro.

Mas, além de graduação tecnologia da informação, já temos design gráfico, vários cursos de cinema já utilizam também as inovações tecnológicas que a internet e aparelhos menores que as câmeras de cinema.

Outras graduações tratam de tecnologias mais específicas como:

  • Graduação tecnologia de alimentos;
  • Cursos tecnológicos de produção;
  • Cursos tecnológicos de gestão e;
  • Os cursos tecnológicos de logística também já são oferecidos.

Se você quiser saber mais sobre estes cursos e o que é a graduação tecnológica você pode acessar aqui.

Que Cursos Devem Chegar Para Suprir O Mercado De Trabalho?

Já existem muitos cursos livres em que a aprendizagem com as novas tecnologias é ensinada, mas estes cursos somente certificam e não são cursos universitários.

Mas, como são as únicas opções hoje em dia para que alguém se forme nas novas tecnologias, esta é a saída. O portal Terra preparou uma lista destes cursos e também indica as melhores escolas.

Mas estas profissões têm que ser expandidas para as universidades, isto já vem acontecendo principalmente nos Estados Unidos e em alguns países asiáticos e europeus.

A nova oferta de cursos deve incluir cursos para:

  • Desenvolvimento de novos combustíveis;
  • Desenvolvimento de aplicativos;
  • Novas tecnologias para carros e casas;
  • Robótica e;
  • Automatização na medicina.

O rol de cursos a serem ofertados é inesgotável e devem ir aumentando a cada ano, especialistas em tecnologia tem falado que nos próximos vinte anos vão ter mais mudanças do que nos últimos cem anos.

Então da mesma forma que não podíamos imaginar uma SmartTV ou um smartphone na década de 1990 fica difícil prever o que ainda virá.

Como Se Aperfeiçoar Para Acompanhar As Mudanças

Grande parte sai das graduações tradicionais que mencionei anteriormente e vão se aperfeiçoando com cursos ou de forma autodidata.

Para quem já está no mercado de trabalho e não tem tempo para fazer outra graduação, a graduação à distância ou ainda uma pós-graduação à distância que podem ser uma saída para não ficar para trás com os novos cursos que já estão chegando e com os que ainda virão.

Preparamos um texto sobre a universidade à distância e outro sobre os diferentes níveis de educação à distância.

Mas, para que a atualização seja constante também é importante cursos livres, primeiro porque ninguém tem tempo de fazer uma faculdade a cada nova necessidade que apareça no mercado e outra é que quando uma tecnologia demora muito para ela seja inclusa na educação no Brasil.

A Lentidão Da Educação No Brasil

Há vinte anos eram poucos os celulares e nem imaginávamos que ele seria praticamente extinto pelos smartphones e naquele período o víamos como algo revolucionário e realmente era.

Então para acompanhar essa onda pouco a pouco foram sendo lançados cursos de graduação tecnologia da informação, análise de sistemas e programação são os que já temos em praticamente todas as universidades.

Mas, a educação no Brasil precisa de mais avanços nesta área, hoje muitos youtubers consegue faturar suficiente para substituir um salário, há aplicativos para quase todo tipo de necessidade e me pergunto como são formados estes profissionais em outros lugares e o risco disto para os brasileiros.

Esta lentidão da educação no Brasil em se atualizar pode provocar uma crise no futuro, porque se não há brasileiros com a formação necessária as empresas podem começar a trazer profissionais de outros países para trabalhar aqui.

Outro impacto é que as empresas podem vir a comprar tecnologias, o que encarece o custo de produtos para nós.

Já está em tempo de rever estas questões no Brasil, muitas áreas tecnológicas são mais avançadas inclusive na Argentina que viveu sucessivas crises nos últimos anos. Com o potencial que temos de recursos e de mão de obra é melhor que nosso país reveja a inclusão destas tecnologias na educação.

Conheça 10 opções de cursos para quem gosta de tecnologia.